Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,
Temos, realmente, algumas dificuldades no começo da aprendizagem na autoescola e elas tendem a ficar mais evidentes assim que acabamos de pegar a permissão para dirigir (PPD). 

O trânsito vai nos colocando situações novas que não vivenciamos nas aulas, e o instrutor não está mais do nosso lado para socorrer. Muitos, nunca viram um carro antes na vida do mesmo ângulo e na mesma situação do motorista, por isso não devem se cobrar tanto, se exigir tanto, não devem ser cruéis consigo mesmos. Já tem gente demais fazendo isso (os outros motoristas, pessoas da família, caronas palpiteiros, etc.). Vamos às inseguranças mais comuns e as dicas para superá-las. 

Insegurança emocional: estar ao volante de um carro sozinho ou acompanhado traz inseguranças no começo. Se ficar nervoso, vai suar, vai tremer, a visão do que deve ser feito vai embaçar, vai dar um branco e não vamos nem saber mais o que estamos fazendo dentro do carro. Todo motorista precisa manter a calma, respirar fundo, manter a atenção concentrada em tudo e ter o máximo de visão do que acontece à sua volta no trânsito. Fique calmo e execute os fundamentos e manobras certos para cada situação. 

Fico nervoso com as buzinadas: muitos motoristas não tem paciência e buzinam até para os motoristas mais experientes. Acontece que se vc ficar nervoso com a buzinada de quem está atrás de você num cruzamento e se apressar só porque o "beleza" lá atrás buzinou, você corre o risco de se envolver num acidente. Pode ter certeza de que quem buzinou vai ser o primeiro a se mandar. Buzina nessas horas significa "anda logo que estou com pressa". Fique calmo, deixa o cara buzinar até a gastar e só saia dali em segurança para não cortar a frente do outro carro. Seu carro vai estar parado, em inércia, e o outro já vai vir trafegando. Seu carro não vai levitar para o outro de trás passar e não tem jeito: vai ter de esperar mesmo e acabou. 

Medo dos outros carros - o trânsito é feito disso: carros prá tudo que é lado, na frente, atrás, dos lados, carros parados e em movimento, além de pessoas e outros veículos não motorizados. Temos de nos acostumar a viver no trânsito. cada um está seguindo seu destino, a sua rota, cada um com um pensamento diferente, além de estarem prestando atenção no trânsito. Sinalize tudo, dê um carro e meio de distância, saiba usar os retrovisores para ter visão de motoqueiros que trafegam do lado, atrás, e para as mudanças de faixa com segurança.

Medo do trânsito parado: na autoescola só ensinam a andar para a frente a maor parte do tempo, mas na vida real, o trânsito pára e pára mesmo. Fique calmo, tranquilo, pense que todos estão na mesma situação. Olhe pelos retrovisores de dentro e de fora e não precisa ter medo porque os carros estão parados e, em baixa velocidade, é só ter atenção, dar distância do carro da frente e sinalizar tudo que for fazer. Controle e domínio emocional e de meia embreagem faz toda a diferença. 

Quanto ao receio de pedestres passando correndo na frente do carro, ciclistas ou carros que cortam a frente, é respeitar a velocidade da via, andar sempre preparado para reduzir ou frear com segurança, diminuindo a velocidade sem precisar parar. Atenção a tudo que acontece à sua volta é fundamental, assim como a cabeça fria para tomar as decisões certas no trânsito.

O importante é não ter pressa e fazer as coisas com calma, avaliando as consequências de cada ato seu ao volante e só iniciando alguma manobra com absoluta segurança.
 
Topo