Total de visualizações de página

sábado, 29 de dezembro de 2012

Redução de marchas: como passar as marchas? A que velocidade? Como o carro não dar socos e pulos?

Como passar as marchas?
A que velocidade?
Como não dar socos e pulos?

Bom pessoal, para quem está começando as marchas parecem um bicho papão, mas logo vocês pegam o jeito e vão ver que é mais fácil do que pensam. 

A velocidade ideal prá mudar de marcha depende do carro: do fabricante, da marca, do motor (se é 1.0, se é 1.2, 1.4, 2.8, enfim...) 

Carro 1.0 geralmente tem relação mais curta de marchas e vc não consegue esticá-las, ou seja, tem que passar a marcha mais rápido. Vou apresentar uma relação prá vcs, mas isso não regra para todos os carros com motor acima de 1.0. 

1ª marcha - usada só para sair com o carro até 20km/h

2ª marcha - entre 20km e 40 km/h

3ª marcha - de 40km/h até 60km/h

4ª marcha - de 60km/h até 70 ou 75km/h

5ª marcha - 75km/h em diante

Para não dar soco na hora de mudar a marcha a regra é a mesma da embreagem: tira o pé do acelerador, pisa fundo na embreagem, passa a marcha, tira o pé da embreagem e continua acelerando. 

Se acelerar forte demais o carro dá soco; se demorar prá acelerar tb dá. Então, em que buscar a sincronia perfeita entre o momento de começar a acelerar e o momento de tirar o pé da embreagem, ok?

Se vc saiu de 1ª quando chegar nos 20km passa a 2ª e quando tiver em 40km/h passa a 3ª
Prá reduzir de 3ª  (60 km/h) para 2ª  vc freia lentamente, aos poucos, até chegar em 35km/h, pisa na embreagem, passa a 2ª, tira o pé da embreagem e acelera ou faz a manobra. Geralmente  se faz assim para entrar numa curva fechada, rua ou passar na lombada.

Lembrem-se:

Marcha baixa (1ª, 2ª ou 3ª) = carro pesado e fácil de controlar
 
Marcha alta (4ª ou 5ª) = carro levinho e difícil  de controlar

11 comentários:

  1. Meu carro é um fordinho Ka 2009. Tinha dificuldade de passar a 3a. marcha, porque li no manual que só deveria passar a 3a. quando atingisse 35 km (motor quente) ou 40 km (motor frio). Então, como poderia treinar se a velocidade no meu bairro e arredores é 30, estourando 40 km, e eu ainda não tinha domínio do carro para tirar a mão do volante nessa velocidade? Aí, contratei umas aulas para habilitados, e o instrutor me disse: 20km = 2a. marcha; 30km = 3a. marcha;40km = 4a. marcha; 50km= 5a. marcha.Pronto! Entendi! Haha!

    ResponderExcluir
  2. Para anônimo, até concordo com as dicas do instrutor, porem na quinta marcha com 50 de velocidade o carro fica froxo, e demora um pouco para atingi uma velocidade acima de 90 em caso vc entre na br. na br as dicas do blog vale mais,,,

    ResponderExcluir
  3. Tenho dificuldde de redução de marchas,,mas com essa dica ,, faprendi bem,,vlw

    ResponderExcluir
  4. nossa obrigada mesmo pela essa diga viu,vc foi ´´ÓTIMA ´´ nas explicação!

    ResponderExcluir
  5. Marcia, uma coisa que não entendo. Antes de fazer a prova prática somos instruídos que não devemos ultrapassar a velocidade de 40km. Se a 2ª marcha nos permite traafegar de 20 a 40km, porque os examinadores ficam nos obrigando a desenvolver o carro, ou seja, passar para a 3ª marcha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Nas provas eles pedem para você diminuir a marcha para segunda na lombada, sair da lombada e já aumentar para 3ª... Diminuir novamente, passar outra lombada e subir novamente a marcha. Não ultrapassamos os 40 km/h durante os treinos, porque temos que passar para a terceira antes dos 40 km/h?

      Excluir
    2. Acho o seguinte, quando chegamos em 20 km/h já devemos mudar para a segunda, porque é a regra para esta velocidade, esta marcha permite o carro chegar até os 40 km/h, quando chegar aqui, vc já vai estar na marcha errada mesmo se vc não passar dela, então mude a segunda para a terceira marcha - quando já está chegando no 40 e ouço o ronco do motor, já aciono a terceira (andar por longo tempo, na marcha errada, desconta ponto).

      Excluir
    3. Não existe regra para velocidade -.-', dependendo carro a 2ª marcha passa de 40 km/h...nas aulas você efetua a troca para a troca para 3ª por que os veículos 1.0 normalmente chegam a 40km/h em 2ª, ai o RPM/Giro do motor vai estar alto,fazendo um barulhão,consumindo mais combustível e aquecendo o motor,isso acaba forçando demasiadamente o motor .Então usa a 3ª para deixar o motor mais leve, e reduzir antes das lombadas é para ter mais torque/força para o arranque.Imaginem como se fosse uma bicicleta de marchas...você é o motor e as catraquinhas as marchas.

      Excluir
  6. Estou amando suas dicas. Que Deus continue te usando para nos ajudar a aprender cada dia mais e vencer nossos medos.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade quando estiver mais experiência o motorista tem que estar atento ao torque do motor, quando o motor estiver numa rotação máxima o carro " pede " a próxima marcha, no entanto está sensinsibilidade só vem com o tempo e o grau de intimidade que vc constrói com o seu carro ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Estou com dificuldade para fazer uma curva fechada, meu carro não tem direção hidráulica, e quando estou para e vou fazer um,a curva pra entra na pista meu carro chega a pegar a pista contratia...por favor me ajuda

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar essa postagem! Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.