Anúncios Adsense para meu ID




Há séculos, desde a invenção do automóvel, nós mulheres, e a própria sociedade, crescem ouvindo o slogan de um preconceito cultural que atravessa gerações: "mulher no volante, perigo constante". 

 Só que a realidade não é bem essa e esse estereótipo, essa representação social da mulher associada ao trânsito precisa ser desconstruída, bastando para isto um olhar para a realidade.

Mulher no volante, direção segura e elegante. 

Segundo o Denatran (2015) dos 45 milhões de condutores habilitados no país, cerca de 15 milhões são mulheres. 

Elas também são as preferidas das seguradoras para as quais os valores da mensalidade de seguro são mais baratos, pois se envolvem menos em acidentes: 71% deles são provocados pelos homens, que também pagam mais multas do que elas (70%). 

Nos últimos anos as mulheres vêm mudando o comportamento em busca de alternativas para locomoção e trabalho, incluindo os veículos de passeio, de carga e até mesmo os ônibus. 

Em Santa Catarina, da frota atual de 4.461.200 veículos, 1.040.803 são motos e motonetas, conduzidas por um número crescente de mulheres. 

Por outro lado, com todo esse empoderamento da mulher no trânsito, dados da OMS (2012) revelam 80% delas têm medo de dirigir. Dentre as que sofrem com a amaxofobia, muitas optam (pasmem!) pelas motocicletas e motonetas, considerados veículos de maior risco potencial de acidentes. Como a moto é menor que o carro, elas dizem se sentir mais seguras, quando, na verdade, também vêm aumentando os acidentes envolvendo mulheres sobre duas rodas. 

Se por um lado estamos fazendo bonito no trânsito, por outro, muitas mulheres estão na contramão da segurança e dirigem moto com salto agulha, plataforma, sandálias com elementos vazados, com a bolsa pendurada no braço ou com roupas sem proteção. O capacete para a mulher deve ser menor, ergonômico, mas muitas ainda usam, por conveniência, modelos masculinos. Para que a direção continue segura, elegante e as mulheres façam bonito no trânsito, não é o perigo, mas a segurança que deve ser constante.


Não só no dia 8 de março, mas em todos os dias do ano, as mulheres continuam fazendo o trânsito mais seguro e elegante.

Parabéns, condutoras!
 
Topo