Anúncios Adsense para meu ID

Dirigir em rodovias tem lá as suas vantagens sobre dirigir na cidade: muda-se menos de marcha, a velocidade é constante, não tem sinaleiras, mas, por outro lado, dirigimos entre caminhões, carretas, temos de dar mais distância do carro da frente e redobrar os cuidados. Na autoescola os instrutores dizem que quem dirige na cidade, dirige na BR. Vamos à algumas perguntas que podemos nos fazer para saber se estamos preparados para pegar a BR. O momento certo só o próprio condutor é quem sabe:

1. Conheço o trajeto que vou fazer? pesquise antes no Google Earth e Google Maps, peça dicas a motoristas mais experientes sobre trechos específicos onde tem serra, subida, descda, pedágios, etc.

2. Eu domino bem os comandos básicos do carro como meia embreagem, parada em subida com um monte de carros atrás? Como fico nas situações sob pressão, em um engarafamento, por exemplo? Calmo? Tenso? Tenho controle emocional diante dessa situação?

3. Como vou me sentir se tiver um engarrafamento e um monte de carro do meu lado? Vou lidar bem com essa situação? Vou me apavorar? Vou prestar atenção nos carros da frente mantendo a distância de segurança?

4. Como vou me comportar nos cruzamentos? Vou redobrar a atenção? Vou ter a calma necessária para observar bem todas as situações e sair com segurança?
Dirigir em rodovias no final de semana pode ajudar nas primeiras experiências com troca de marchas, paradas, reduções, distância de segurança dos carros da frente, sinalização, etc...

Se estiver a 70km/h dê 70 metros de distância do carro frente, 80km/h 80 metros de distância e assim por diante.

Evite as ultrapassagens no começo e se algupem quiser passar, vá mais para a direita e mantenha a velocidade constante ou mesmo diminua para facilitar a vida do outro condutor.
Sinalize tudo com antecedência, relaxe a musculatura e curta o prazer de dirigir, massempre atento a tudo que acontece na rodovia.
Tudo é questão de treino, de prática, de manter a calma e o controle emocional, e, claro, dominar os fundamentos básicos do carro como a meia embreagem e saídas em subidas caso pegue o trânsito parado na rodovia.
 
Topo