Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,

hoje vamos falar sobre quem comprou o carro em outra cidade, fez o licenciamento certinho, mas não mudou o nome da cidade na placa. 

Isso porque o art. 237 do CTB determina que os dados da placa do veículo devem ser os mesmos que constam no Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), aquele documento verdinho que todo motorista tem que portar obrigatoriamente. Ou seja, o nome da cidade que está na placa deve conferir com o nome da cidade onde o carro é licenciado. 




Vamos dizer que você mora em São Vicente (SP), no litoral paulista, e comprou um carro de uma pessoa que mora em Guarujá. Na hora de fazer a transferência e o licenciamento do veículo, por algum tipo de falha, muitos motoristas não são informados que tem de mudar o nome da cidade na placa. 

No entanto, se forem parados numa blitz de fiscalização o condutor será multado por infração grave, terá 5 pontos negativos na CNH e ainda fica sem rodar com o carro até trocar de placa, pois ele será retido para regularização. Ou seja, o motorista terá de pagar as multas, pagar o guincho e a diária do carro no pátio do trânsito até que enfrente uma correria danada para fazer uma placa nova com o nome da cidade aonde ele mora, ou seja, aonde o carro foi licenciado. Vejam o que diz o art. 237 do CTB:

Art. 237. Transitar com o veículo em desacordo com as especificações, e com falta de inscrição e simbologia necessárias à sua identificação, quando exigidas pela legislação:
Infração - grave; (5 pontos negativos na CNH)
Penalidade - multa; (R$ 127,69)
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Vamos evitar dores de cabeça desnecessárias, condutores e manter a documentação do carro em dia. Detalhe: placa com os números apagados que não permita a correta visualização das letras e números também dá a mesma multa e as mesmas dores de cabeça previstas no art. 237.


Vão lá, confiram a visibilidade da placa do carro e providenciem uma placa nova se os números estiverem apagados ou se o nome da cidade não corresponde ao que está no documento do carro.
 
Topo