Bom diaaaaaaaaaaa, condutores!
Se você está passando por essa situação, de
acabar de pegar a PPD ou de recomeçar a dirigir depois de anos habilitado, mas
morre de medo do trânsito, dos outros carros e tem aquela sensação de que o
carro tem vida própria e não te obedece, vamos a algumas reflexões sobre isso. O
fato é que temos, primeiro, de desembaçar nossa visão como motoristas sobre o
trânsito, trabalhar o acolhimento emocional e praticar. Mas praticar muito em
lugares calmos antes de se jogar no trânsito. Aí sim, essa sensação ruim passa.
PARECE QUE O CARRO TEM VIDA PRÓPRIA E MANDA EM
MIM
No começo da aprendizagem todo motorista
iniciante tem a tendência a pensar como as crianças pequenas pensam em relação
aos seus brinquedos e praticam o que Piaget chama de animismo, ou seja, dar vida
própria ao carro. Aí começa a pensar que o carro não obedece, que o carro vai
sair sozinho, que não vai conseguir segurar o carro e vai bater nos outros,
dentre outras imagens terríveis que vem a nossa mente só de pensar em sair com o
carro.
Na verdade, o carro é uma máquina: um amontoado de lata, motor, fios e
outros comandos que dependem só do motorista. Se você liga o carro o motor
ronca; se você não liga ele fica lá quietinho esperando o teu comando. Se você
aprendeu a dominar as pisadas graduais no freio o carro vai parar aonde você
quiser e essa sensação de que não vai conseguir pará-lo a tempo de evitar um
acidente vai ser dominada também. Todo motorista só perde o controle do carro se o automóvel está com defeito ou em alta velocidade.
TENHO MEDO DE
BATER
Sim, eu também tenho, todo mundo tem, e é por
isso que no começo devemos dar 2 carros de distância a nossa frente em relação ao carro da
frente. O ideal é acompanhar a velocidade do motorista da frente ou andar em uma
velocidade um pouco menor que a dele, assim, se o motorista da frente precisar
frear de repente você já estará ligado nas lanternas de freio dele e terá tempo
de fazer uma parada ou reduzida segura a tempo de evitar o
acidente.
Vou contar uma que me aconteceu prá vocês: eu
vinha numa ocasião numa via em que a velocidade é de 60km/h, aqui em Blumenau.
Tarde tranquila, rua calma e nenhum carro na minha frente. Tinha tudo para rodar
a 60km/h porque é a velocidade permitida, mas preferi vir a 50km/h, de boa,
curtindo dirigir. De repente, numa curva, ia saindo um carro de uma via
transversal e o cara não sinalizou, saiu se atirando e atropelou um pedestre que
vinha passando. No trânsito é tudo muito rápido, mas só vi o pedestre sendo
juntado para cima do capô do carro e lançado no meio da via, por onde meu carro
estava passando. Como vinha numa velocidade boa e tinha completo comando da
parada e freada do carro, deu tempo de frear gradual, sinalizar com o pisca
alerta e desviar do pedestre até estacionar mais adiante e ir verificar como ele
estava.
O mesmo acontece em relação ao carro da frente:
quando estiverem dirigindo fiquem sempre ligados, não só nas luzes do carro que
trafega a sua frente, mas nas luzes de todos os carros à frente desse carro até
onde sua vista alcance. Isso porque se alguns dos carros que está bem lá na
frente tiver problemas a primeira coisa que ele vai fazer é frear, e bem antes
do motorista que está a sua frente. Isso vai te dar tempo de tomar a decisão
certa com calma, sem atropelo.
Todo motorista roda no trânsito com medo de
bater, tem aquele que quer proteger o carro mais usadinho, tem o que morre de
ciúme do carro importado, tem o que roda sem seguro, tem aquele que mesmo
rodando com seguro quer evitar de pagar franquia a tôa. Ou seja, todo mundo
dirige cuidando de seu próprio carro e cuidando para evitar batidas por menores
que sejam. Então, quando estiverem dirigindo, muita atenção, olho vivo, ligado
em tudo, enxergando lá na frente para se antecipar aos problemas. Quando o
pensamento ruim vier, quando vierem aquelas imagens horrorosas à sua mente,
neutraliza com a atenção, se concentra no que está fazendo e não deixa esses
monstros imaginários abalarem a sua concentração.
NÃO TEM JEITO, EU NÃO APRENDO, EU NÃO
CONSIGO
Vou dizer uma coisa prá vocês, condutores: não
vai adiantar a melhor explicação do mundo, a dica mais didática do mundo, o
melhor vídeo do mundo se vocês não praticarem antes de ir tentar fazer no
trânsito. Isso porque quando a explicação é boa a gente entende na teoria, mas
na prática é diferente. Não adianta ler as dicas, iimprimir, decorar achando que
é fácil e depois ir todo alegre e faceiro "experimentar" pela primeira vez no
trânsito. Aí não dá, e o previsível é que você passe sufoco e cause até um
acidente que poderia ser evitado.
Tem que ler a dica e se imaginar naquela
situação: se imaginar colocando os pés no pedal certo, executando os comandos
certos, mas tem que treinar antes. Não se faz de uma vez o que ainda não se fez,
então não adianta pegar o manual do avião supersônico, ver as figurinhas e ir lá
pilotar. Até receita de bolo bem facinho a gente erra, fica solado, dá pé, e na
hora que leu parecia moleza.
Prestem bastante atenção no que vou dizer agora:
um motorista, por melhor que tenha sido na autoescola, por mais que tire a
carteira de primeira, precisa ter COMPLETO E ABSOLUTO comando do seu carro antes
de ir para o trânsito. E isso significa:
1. comando total dos pedais, da meia embreagem
para fazer manobras, para estacionar, para fazer baliza, para andar no tráfego
lento, para saber parar e sair de um cruzamento, para tudo;
2. tem que ter completo e absoluto domínio das
freadas do carro para cada situação: frear gradual para não bater nos outros,
para parar na sinaleira, frear reduzindo uma marcha para ajudar a frear mais
rápido e com segurança diante de imprevistos (vou fazer uma postagem específica
e bem diática sobre isso);
3. tem que ter domínio emocional suficiente para
não ficar nervoso, para não dar branco, não esquecer o que está fazendo e não
dirigir no escuro; para quando levar uma buzinada, etc...
PARE E REFLITA COMO VOCÊ AGIRIA NESSAS
SITUAÇÕES?
Como um motorista que não sabe frear, não
treinou, não praticou em diferentes situações vai querer dirigir num trânsito
que exige de nós mil e uma formas de frear para evitar acidentes? E se um
pedestre passa correndo na sua frente? Uma criança? Um animal? Vai fazer o quê
se não domina as diferentes técnicas de frenagem?
Como um motorista que ainda não domina a meia
embreagem e deixa o carro morrer o tempo todo vai querer sair no trânsito sem
praticar antes em lugar calmo e seguro? E se o carro morre na saída de um
cruzamento?
Como um motorista que tem medo de olhar nos
retrovisores externos e foge desse tipo de treino como o diabo da cruz vai
querer sair no trânsito? Como vai ver a moto do seu lado? Como vai ver o carro
atrás de você? Como vai mudar de faixa? Como vai dar ré sem atingir o pedestre
ou ciclista que passa atrás do seu carro mesmo com ele parado?
DIRIGIR SE APRENDE TREINANDO, PRATICANDO ANTES
DE SE JOGAR ÀS ESCURAS NO TRÂNSITO
Quantas vezes já não ouvimos que dirigir se
aprende dirigindo? Mas isso não quer dizer que se tenha que ir às escuras para o
trânsito, condutores!
Muitas vezes somos estimulados negativamente por
outros motoristas mais experientes da família a se jogar no trânsito direto, com
frases tipo: "Tirou carteira prá quê?"; "Você não sabe dirigir?" ou ainda "Tirou
carteira prá dirigir só na rua de casa ou dar voltinhas em quarteirão?". Só que
quando você vai com toda tua falta de prática, com toda a tua insegurança e
falta de prática para o trânsito e erra, é esse mesmo motorista "incentivador"
que vai te criticar, te xingar, ser cruel, te diminuir e te culpar por uma
prática que você não tem.
Fico pensando se realmente essas pessoas estão
respeitando o motorista novato e se os amam tanto assim ao ponto de incentivar
que se joguem às escuras no trânsito, ignorando o risco de acidentes causados
por motoristas sem prática.
Condutores, dirigir a gente sabe, mas dirigir
não é só fazer o carro andar. Isso a gente aprende na primeira aula de direção,
mas não é garantia de nada. No trânsito o que conta é a prática, é saber frear,
é ter completo domínio do carro, até para se defender acidentes.
Aquele discurso de condutores mais experientes
que dizem que aprenderam sozinhos (e eles ainda acreditam nisso!) ou vendo o
outro dirigir, que aprenderam direto indo para o trânsito, é um discurso
perigoso.
Antigamente, quando tinha menos carro nas ruas, quando o trânsito não
era tão perigoso, quando a frota era menor, quando a vida não era tão corrida,
atribulada e os motoristas eram menos estressados, quem sabe fosse diferente
porque a mentalidade da época era diferente.
Antigamente os carros vinham de
fábrica sem cinto de segurança, só que hoje andar sem cinto é assinar atestado
de óbito antecipado. Pensem nisso!
Já disse isso em quase todas as postagens, e vou
continuar dizendo, alertando e garantindo: não se deve nunca ir arriscar,
experimentar, testar qualquer dica que seja direto no trânsito sem treinar
antes. Tem que dominar todos os comandos básicos do carro
antes:
1. tem que dominar meia embreagem
antes
2. tem que dominar freadas, paradas e saídas com
o carro antes
3. tem que ter controle emocional antes de ir
para as ruas dirigir
4. tem que saber olhar para os espelhos
retrovisores antes, tem que perder esse medo antes
E isso tudo só se consegue praticando, treinando
em ruas calmas, sem movimento, com o carro quase parado, a baixíssima ou nenhuma
velocidade, com segurança, sem trânsito, testando todas as possibilidades.
Se tem medo de olhar para os retrovisores e ver
outro carro, coloque caixas de papelão e treine o olhar, acostume a ver os
obstáculos, a se aproximar deles.
Estabeleça limites imaginários aonde deve parar
o carro e com isso treine as freadas graduais, treine meia embreagem, treine os
comandos de ré, as viradas de volante, aprenda a ver e se acostumar para onde
vai a cara e a traseira do carro conforme você gira o volante; treine antes a
aproximação do meio fio pelos retrovisores antes de fazer baliza de verdade.
Não adianta, não tem jeito: sem treinar antes os
comandos básicos do carro não vamos nos dar bem no trânsito de verdade e vamos
causar acidentes por imperícia.Sem treinar antes a aprendizagem não vai ser
significativa e você vai dirigir no escuro, às cegas, colocando a sua vida e o
seu patrimônio e dos outros em risco.
Qualquer que seja a dúvida, o medo, a
insegurança, a dificuldade, poste, comente, peça ajuda, sugira postagens.
Estamos aqui para isso: ajudar, facilitar as coisas, ensinar exercícios,
acolher, entender e ajudar a superar.
Contem comigo sempre!