Anúncios Adsense para meu ID

Bom diaaaaaaaaaaa, condutores!

Se você está passando por essa situação, de acabar de pegar a PPD ou de recomeçar a dirigir depois de anos habilitado, mas morre de medo do trânsito, dos outros carros e tem aquela sensação de que o carro tem vida própria e não te obedece, vamos a algumas reflexões sobre isso. O fato é que temos, primeiro, de desembaçar nossa visão como motoristas sobre o trânsito, trabalhar o acolhimento emocional e praticar. Mas praticar muito em lugares calmos antes de se jogar no trânsito. Aí sim, essa sensação ruim passa. 

PARECE QUE O CARRO TEM VIDA PRÓPRIA E MANDA EM MIM

No começo da aprendizagem todo motorista iniciante tem a tendência a pensar como as crianças pequenas pensam em relação aos seus brinquedos e praticam o que Piaget chama de animismo, ou seja, dar vida própria ao carro. Aí começa a pensar que o carro não obedece, que o carro vai sair sozinho, que não vai conseguir segurar o carro e vai bater nos outros, dentre outras imagens terríveis que vem a nossa mente só de pensar em sair com o carro. 

Na verdade, o carro é uma máquina: um amontoado de lata, motor, fios e outros comandos que dependem só do motorista. Se você liga o carro o motor ronca; se você não liga ele fica lá quietinho esperando o teu comando. Se você aprendeu a dominar as pisadas graduais no freio o carro vai parar aonde você quiser e essa sensação de que não vai conseguir pará-lo a tempo de evitar um acidente vai ser dominada também. Todo motorista só perde o controle do carro se o automóvel está com defeito ou em alta velocidade.

TENHO MEDO DE BATER

Sim, eu também tenho, todo mundo tem, e é por isso que no começo devemos dar 2 carros de distância a nossa frente em relação ao carro da frente. O ideal é acompanhar a velocidade do motorista da frente ou andar em uma velocidade um pouco menor que a dele, assim, se o motorista da frente precisar frear de repente você já estará ligado nas lanternas de freio dele e terá tempo de fazer uma parada ou reduzida segura a tempo de evitar o acidente.

Vou contar uma que me aconteceu prá vocês: eu vinha numa ocasião numa via em que a velocidade é de 60km/h, aqui em Blumenau. Tarde tranquila, rua calma e nenhum carro na minha frente. Tinha tudo para rodar a 60km/h porque é a velocidade permitida, mas preferi vir a 50km/h, de boa, curtindo dirigir. De repente, numa curva, ia saindo um carro de uma via transversal e o cara não sinalizou, saiu se atirando e atropelou um pedestre que vinha passando. No trânsito é tudo muito rápido, mas só vi o pedestre sendo juntado para cima do capô do carro e lançado no meio da via, por onde meu carro estava passando. Como vinha numa velocidade boa e tinha completo comando da parada e freada do carro, deu tempo de frear gradual, sinalizar com o pisca alerta e desviar do pedestre até estacionar mais adiante e ir verificar como ele estava. 

O mesmo acontece em relação ao carro da frente: quando estiverem dirigindo fiquem sempre ligados, não só nas luzes do carro que trafega a sua frente, mas nas luzes de todos os carros à frente desse carro até onde sua vista alcance. Isso porque se alguns dos carros que está bem lá na frente tiver problemas a primeira coisa que ele vai fazer é frear, e bem antes do motorista que está a sua frente. Isso vai te dar tempo de tomar a decisão certa com calma, sem atropelo.

Todo motorista roda no trânsito com medo de bater, tem aquele que quer proteger o carro mais usadinho, tem o que morre de ciúme do carro importado, tem o que roda sem seguro, tem aquele que mesmo rodando com seguro quer evitar de pagar franquia a tôa. Ou seja, todo mundo dirige cuidando de seu próprio carro e cuidando para evitar batidas por menores que sejam. Então, quando estiverem dirigindo, muita atenção, olho vivo, ligado em tudo, enxergando lá na frente para se antecipar aos problemas. Quando o pensamento ruim vier, quando vierem aquelas imagens horrorosas à sua mente, neutraliza com a atenção, se concentra no que está fazendo e não deixa esses monstros imaginários abalarem a sua concentração. 

NÃO TEM JEITO, EU NÃO APRENDO, EU NÃO CONSIGO

Vou dizer uma coisa prá vocês, condutores: não vai adiantar a melhor explicação do mundo, a dica mais didática do mundo, o melhor vídeo do mundo se vocês não praticarem antes de ir tentar fazer no trânsito. Isso porque quando a explicação é boa a gente entende na teoria, mas na prática é diferente. Não adianta ler as dicas, iimprimir, decorar achando que é fácil e depois ir todo alegre e faceiro "experimentar" pela primeira vez no trânsito. Aí não dá, e o previsível é que você passe sufoco e cause até um acidente que poderia ser evitado. 

Tem que ler a dica e se imaginar naquela situação: se imaginar colocando os pés no pedal certo, executando os comandos certos, mas tem que treinar antes. Não se faz de uma vez o que ainda não se fez, então não adianta pegar o manual do avião supersônico, ver as figurinhas e ir lá pilotar. Até receita de bolo bem facinho a gente erra, fica solado, dá pé, e na hora que leu parecia moleza. 

Prestem bastante atenção no que vou dizer agora: um motorista, por melhor que tenha sido na autoescola, por mais que tire a carteira de primeira, precisa ter COMPLETO E ABSOLUTO comando do seu carro antes de ir para o trânsito. E isso significa:

1. comando total dos pedais, da meia embreagem para fazer manobras, para estacionar, para fazer baliza, para andar no tráfego lento, para saber parar e sair de um cruzamento, para tudo;

2. tem que ter completo e absoluto domínio das freadas do carro para cada situação: frear gradual para não bater nos outros, para parar na sinaleira, frear reduzindo uma marcha para ajudar a frear mais rápido e com segurança diante de imprevistos (vou fazer uma postagem específica e bem diática sobre isso);

3. tem que ter domínio emocional suficiente para não ficar nervoso, para não dar branco, não esquecer o que está fazendo e não dirigir no escuro; para quando levar uma buzinada, etc...

PARE E REFLITA COMO VOCÊ AGIRIA NESSAS SITUAÇÕES?

Como um motorista que não sabe frear, não treinou, não praticou em diferentes situações vai querer dirigir num trânsito que exige de nós mil e uma formas de frear para evitar acidentes? E se um pedestre passa correndo na sua frente? Uma criança? Um animal? Vai fazer o quê se não domina as diferentes técnicas de frenagem?

Como um motorista que ainda não domina a meia embreagem e deixa o carro morrer o tempo todo vai querer sair no trânsito sem praticar antes em lugar calmo e seguro? E se o carro morre na saída de um cruzamento? 

Como um motorista que tem medo de olhar nos retrovisores externos e foge desse tipo de treino como o diabo da cruz vai querer sair no trânsito? Como vai ver a moto do seu lado? Como vai ver o carro atrás de você? Como vai mudar de faixa? Como vai dar ré sem atingir o pedestre ou ciclista que passa atrás do seu carro mesmo com ele parado?

DIRIGIR SE APRENDE TREINANDO, PRATICANDO ANTES DE SE JOGAR ÀS ESCURAS NO TRÂNSITO

Quantas vezes já não ouvimos que dirigir se aprende dirigindo? Mas isso não quer dizer que se tenha que ir às escuras para o trânsito, condutores!

Muitas vezes somos estimulados negativamente por outros motoristas mais experientes da família a se jogar no trânsito direto, com frases tipo: "Tirou carteira prá quê?"; "Você não sabe dirigir?" ou ainda "Tirou carteira prá dirigir só na rua de casa ou dar voltinhas em quarteirão?". Só que quando você vai com toda tua falta de prática, com toda a tua insegurança e falta de prática para o trânsito e erra, é esse mesmo motorista "incentivador" que vai te criticar, te xingar, ser cruel, te diminuir e te culpar por uma prática que você não tem. 

Fico pensando se realmente essas pessoas estão respeitando o motorista novato e se os amam tanto assim ao ponto de incentivar que se joguem às escuras no trânsito, ignorando o risco de acidentes causados por motoristas sem prática. 

Condutores, dirigir a gente sabe, mas dirigir não é só fazer o carro andar. Isso a gente aprende na primeira aula de direção, mas não é garantia de nada. No trânsito o que conta é a prática, é saber frear, é ter completo domínio do carro, até para se defender acidentes. 

Aquele discurso de condutores mais experientes que dizem que aprenderam sozinhos (e eles ainda acreditam nisso!) ou vendo o outro dirigir, que aprenderam direto indo para o trânsito, é um discurso perigoso. 

Antigamente, quando tinha menos carro nas ruas, quando o trânsito não era tão perigoso, quando a frota era menor, quando a vida não era tão corrida, atribulada e os motoristas eram menos estressados, quem sabe fosse diferente porque a mentalidade da época era diferente. 

Antigamente os carros vinham de fábrica sem cinto de segurança, só que hoje andar sem cinto é assinar atestado de óbito antecipado. Pensem nisso!

Já disse isso em quase todas as postagens, e vou continuar dizendo, alertando e garantindo: não se deve nunca ir arriscar, experimentar, testar qualquer dica que seja direto no trânsito sem treinar antes. Tem que dominar todos os comandos básicos do carro antes:

1. tem que dominar meia embreagem antes

2. tem que dominar freadas, paradas e saídas com o carro antes

3. tem que ter controle emocional antes de ir para as ruas dirigir

4. tem que saber olhar para os espelhos retrovisores antes, tem que perder esse medo antes

E isso tudo só se consegue praticando, treinando em ruas calmas, sem movimento, com o carro quase parado, a baixíssima ou nenhuma velocidade, com segurança, sem trânsito, testando todas as possibilidades. 

Se tem medo de olhar para os retrovisores e ver outro carro, coloque caixas de papelão e treine o olhar, acostume a ver os obstáculos, a se aproximar deles.

Estabeleça limites imaginários aonde deve parar o carro e com isso treine as freadas graduais, treine meia embreagem, treine os comandos de ré, as viradas de volante, aprenda a ver e se acostumar para onde vai a cara e a traseira do carro conforme você gira o volante; treine antes a aproximação do meio fio pelos retrovisores antes de fazer baliza de verdade.

Não adianta, não tem jeito: sem treinar antes os comandos básicos do carro não vamos nos dar bem no trânsito de verdade e vamos causar acidentes por imperícia.Sem treinar antes a aprendizagem não vai ser significativa e você vai dirigir no escuro, às cegas, colocando a sua vida e o seu patrimônio e dos outros em risco. 

Qualquer que seja a dúvida, o medo, a insegurança, a dificuldade, poste, comente, peça ajuda, sugira postagens. Estamos aqui para isso: ajudar, facilitar as coisas, ensinar exercícios, acolher, entender e ajudar a superar.
Contem comigo sempre!

 
Topo