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EXERCÍCIO DE PARADA Nº 1



a. Pegue uma rua calma, tranquila, sem muito movimento;



b. Venha trafegando com o carro em 3ª marcha a uns 50 ou 55km/h e estabeleça um ponto onde deseja parar;



c. Freie suave, mas com firmeza (sem ser brusco ou como se estivesse pisando na cabeça de uma cobra);



d. Quando a velocidade chegar em 40km/h pise na embreagem e mude para 2ª marcha;



e. Pise no freio de novo, suave e com firmeza, até a velocidade chegar abaixo dos 5km/h;



f. Quando a velocidade chegar abaixo de 5km/h o carro estará quase parando. Então, já que pisou primeiro no freio,  pise em seguida na embreagem para passar a 1ª marcha. Veja bem, não é pisar no freio para o carro parar completamente, é quase que pisar com os 2 pés ao mesmo tempo, só que com um pouco de atraso no pé da embreagem. Isso fará você reduzir com segurança de 2ª para 1ª marcha.




EXERCÍCIO DE PARADA Nº 2

a. Na mesma rua calma e tranquila vc vem trafegando em 3ª marcha a uns 55 km/h;



b. estabeleça o ponto onde deve parar o seu carro;



c. Em vez de reduzir marcha por marcha, experimente frear suave, mas com firmeza e vá segurando no freio até que a velocidade do teu carro baixe até menos de 10km/h. Detalhe: o teu carro ainda vai estar em 3ª marcha;



d. Quando o ponteiro da velocidade estiver caindo abaixo dos 5km/h e o carro estiver soqueando porque perdeu velocidade e anuncia que vai morrer mesmo, aí vc pisa na embreagem (porque já pisou antes no freio).  Se você pisar no freio e parar completamente o carro sem pisar na embreagem o carro morre!

Uma situação comum é na prova de direção em que vc está fazendo a baliza ou manobrando para colocar o carro dentro da vaga e sente aquela tremidona, o carro começa a soquear e a anunciar que vai morrer é porque vc pisou no freio antes, mas não pisou na embreagem.

Se mesmo num morro o carro começa a apagar temos obrigatoriamente de pisar no freio ANTES como se pisasse freio e embreagem junto, mas com algum atraso no pedal de embreagem, e páre o carro sem ele morrer. 

Sinta a diferença e compare os 2 modos de parar o carro: reduzindo marcha por marcha e parando direto em 3ª. Carro morrendo por falta de velocidade em terreno plano numa manobra, se perceber que ele vai morrer pisa um pouquinho na embreagem que ele volta, mas isso para o carro quase parando. Em morros, não interessa a situação, se vc não pisar antes no freio o carro fica bobo, morre e desce!



EXERCÍCIO DE PARADA Nº 3 - PARA OS MAIS AVANÇADOS

a. Na mesma rua calma e tranquila vc pega um trecho maior e vem trafegando a 60km/h em 4ª marcha;



b. Estabeleça o ponto onde vai parar seu carro;



c. Freie até que a velocidade caia para 40km/h e passe a 2ª marcha. Viu que pulou a 3ª? Freando para obter o mesmo desempenho de parada do exercício anterior, se vc pular de 4ª prá 2ª o carro vai parar mais rápido porque a redução de 1 ou mais marchas funciona como um freio adicional derrubando o giro do motor e vc tem mais controle da parada.



Pode reduzir pulando marcha sem estragar a caixa de câmbio porque nas reduzidas vc está FREANDO primeiro e fazendo com que a engrenagem da caixa de câmbio adeque o giro certo de motor para a velocidade ideal. Nesse caso, o motor não é forçado a aumentar giro e sim, a baixar giro. Sacaram?



Treinem as 3 formas de parar e escolham a melhor forma e a mais segura para cada situação.


Boa brincadeira-aprendizagem, condutores!
 
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