Anúncios Adsense para meu ID

EXERCÍCIOS PARA SUPERAR AS DIFICULDADES PARA ESTACIONAR

1. se for treino de baliza, pare seu carro numa rua calma, paralelo ao meio fio e sem carros estacionados do lado do seu. Calcule, mais ou menos, a distância se tivesse um carro ali. Nesse exercício, o mais importante é treinar as olhadas no espelho retrovisor e a aproximação da traseira do carro do meio fio. Quanto mais você treinar esses fundamentos, mais segurança emocional e habilidade prática vai adquirir. Não se importe com os comentários dos outros, o mais importante é você dominar os fundamentos com esse treino seguro, sem riscos, sem quase nenhuma velocidade. 

2. Essa é uma dica universal para a baliza em qualquer lugar: você tem que ter toda atenção na aproximação da quina da traseira do carro próximo ao meio-fio olhando sempre pelo retrovisor direito (se vai estacionar do lado do carona) ou o retrovisor do lado do motorista (se a vaga é desse lado). Quando a gente olha pelo retrovisor, temos a impressão de que vai bater, mas lembrem-se que a imagem do espelho é convexa e engana: parece mais próximo, mas está mais longe. Vejam as imagens:


É essa imagem que vocês terão que ver no retrovisor na hora de fazer a baliza. Notem o ângulo que o meio-fio faz com a quina da traseira do carro. 



Agora vejam, conforme a gente vai se aproximando do meio-fio, como esse ângulo diminui, fica mais fechado. 



Parece que vai bater no meio-fio, né? Mas é só impressão. Na hora que você atinge essa imagem pelo retrovisor no treino de baliza, então é hora de desvirar todo o volante e alinhar o carro na vaga. Só desvira que ele se ajeita sozinho, bem pertinho do meio-feio, mas sem bater. Vejam o resultado:



Estão vendo que maravilha? É só alinhar as rodas e o carro está bem estacionadinho. 

Mas tem que treinar antes, pessoal. Não dá prá ir treinar a aproximação do meio-fio com calma, devagarinho, analisando e ajeitando o carro até pegar a manha direto no trânsito, né? Isso é imprudência e a imperícia pode resultar em acidentes. 

A frota pode estar aumentando, pode ter mais carros nas ruas, pode ter menos vagas para estacionar, mas fazendo os treinos certinho a gente estaciona belezinha, com segurança, com responsabilidade.

Não esqueçam: aprendizagem significativa e defensiva sempre!

Bons treinos, meus multiplicadores da direção defensiva!
 
Topo