Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,
É incrível como aumentaram as postagens sobre o medo de dirigir nos canais do Grupo Aprendendo a Dirigir, incluindo o blog e meu e-mail pessoal. 

Enquanto muitos leitores do blog se lamentam de não poder pagar os melhores especialistas para tirar o medo de dirigir, recebo e-mails que já passaram por vários especialistas em medo de dirigir e estão na mesma situação. Então tá, já que é para falarmos do assunto, puxa a cadeira, senta aí e vamos refletir sobre algumas coisas. 

O que percebi é que depois que muitas pessoas assistem os vídeos postados aqui, pegam as dicas, os macetes, aí é que o problema se revela: tenho medo de ir para o trânsito. Mas quem foi que disse que é para ir treinar no trânsito? Daí a pessoa diz: mas eu tenho medo até de entrar no carro para treinar em ruas calmas. 

Gente, eu vou contar uma coisa prá vocês: eu adiei por durante anos a aprendizagem de direção por medo. Eu sei exatamente cada reaçãozinha que acontece com a mente e com o corpo quando uma pessoa com medo de dirigir só pensa em pegar o carro. 

Sei exatamente o que acontece quando, mesmo assim, ela pega o carro, vai para o trânsito por mais calmo que seja e fica com aquela sensação de estar sozinho no mundo, aquela sensação de "e agora, o que é que eu faço?".

Primeiro, um dos princípios desse blog é: aprendizagem significativa e defensiva para evitar acidentes; outro princípio: treinar os fundamentos básicos do carro em ruas calmas, sem movimento, a baixíssima velocidade do carro e sem riscos para o motorista. 

Porquê: Por quê nessas situações o aluno ou motorista se sente seguro, calmo; ele sabe que não vai levar buzinada, sabe que não vai atrapalhar o trânsito, sabe que pode se dar o direito do carro morrer à vontade sem riscos e tesar todas as possibilidades até que pegue o jeito, a manha. Porque treinar sozinho? Porque o medo é seu, só seu, está aí dentro convivendo contigo e é você que tem de se entender com ele, saber o que fazer com ele. 

Pessoal, na boa, tem motorista que está (re)aprendendo, (re)começando, que pensa que a solução para o medo de dirigir está em outra pessoa, num terceiro, que pode ser um psicólogo, um especialista para habilitados, ou até mesmo num carona insuportável, que grita, xinga, humilha, desrespeita e exige uma prática que a pessoa não tem. 

Outros, pensam que medo de dirigir se resolve como se estivesse comprando um GPS, quando na verdade, motoristas que se orientam cegamente pelo GPS também batem, provocam acidentes. 

No caso do GPS, se o motorista não tem o software dos mapas atualizados, a moça que mora lá dentro do aparelhinho vai dizer: "vire na próxima rua a direita a 50 metros", quando na verdade essa rua já é contramão. Ou o motorista se concentra demais nas instruções, vira e vai, deixando de olhar a sinalização, deixando de olhar se vem outro carro, pedestres, etc...

Ou tem aquele motorista com medo de olhar os retrovisores, tenta fugir disso ao máximo e pede para o carona dizer se dá para ir. Aí o carona julga com as ferramentas dele, com os sentidos e a convicção dele (visão, percepção, noção de distância, tempo de reação) e está provocado o acidente. 

Aprender a dirigir e vencer o medo de dirigir depende de abandonarmos nossas muletas psicológicas, depende de não ficarmos esperando a solução cair do céu ou vir de terceiros. Lembre-se, o medo de dirigir está dentro de você, na sua cabeça, no seu emocional, e enquanto você não se resolver sozinho com isso, não vai ter psicólogo, especialista ou instrutor milagroso para habilitados que tire esse medo de você. Eles podem ajudar, mas só se você se abrir, permitir, só se você lançar uma visão de enfrentamento para esse medo que te assola. 

Depois de muito tempo convivendo, alimentando e vivendo à sombra da zona de conforto do meu medo de dirigir, como não podia pagar especialistas e tinha o enorme e profundo desejo de dirigir, fui testando as possibilidades sozinha, as quais testei e compartilho com vocês:

1. A rua calma e deserta dá segurança para treinar: não vem carro, não vou levar buzinada, não vou atrapalhar o trânsito e a velocidade é baixíssima, portanto, estou livre de acidentes;

2. Pare de se imaginar dirigindo no trânsito doido, sem experiência, no meio dos motoristas impacientes e com mais experiência que você. Pergunte-se: "como eu quero dirigir lá no meio deles se ainda deixo o carro morrer?" "Como vou sair de um cruzamento?".
Resposta: treine antes o comando de parada e saída do carro com calma, repita quantas vezes for necessário, com calma, com paciência e sem comparações com os outros até sentir que o carro não morre mais. Isso já responde ao questionamento sobre como vai sair com segurança do cruzamento;

3. Pare de ficar alimentando aquelas imagens horríveis de você batendo, causando acidente, machucando as pessoas e se machucando. escolha um lugar calmo e reine a parada e a saída com o carro; o controle de embreagem, as olhadas em retrovisores, as manobras de ré. Por mínimo que seja o avanço vibre, comemore, sinta-se emocionalmente forte, seguro, confiante. Repita um fundamento de dirigir corretamente e ele vai se automatizar;

4. Pense que um motorista pisa centenas de vezes nos pedais por dia; troca de marchas centenas de vezes; faz o mesmo movimento e o mesmo comando sempre e que se você repetir certinho esse comando vai ser usado em todas as outras situações no trânsito, vai se automatizar, vai se tornar natural;

5. Enquanto você fica com aquelas imagens horríveis na cabeça, as imagens estão na mente, mas o corpo vai reagir com suores, tremedeira; perna bamba, garganta seca e musculatura dura, rija, retesada, causando muitas dores. Essas reações desconcentram a gente, aumentam a adrenalina, o nervosismo, causa o famoso "branco" e você se pega dirigindo no escuro. Quando isso acontecer, pare o carro em local seguro, respire fundo, solte o ar bem devagar, acalme-se. Olhe os outros motoristas dirigindo e pegue a dinâmica da coisa: ter calma, sinalizar, dar distância de segurança dos outros carros;
 
6. Não dê bola, ignore os comentários de outros motoristas caso eles te perguntem se vc tirou CNH para ficar andando para frente e para trás ou para dar voltinhas no quarteirão. Fique na sua, concentre-se. Quando se treina meia embreagem treina-se comando do carro, treina-se retrovisores, treina-se aproximação do meio fio, treina-se manobras de ré, treina-se giro de volante e controle total do carro;
 
7. Não vá, de jeito nenhum, se enfiar no trânsitosem antes ter o controle completo dos comandos do carro; ele vai morrer no meio da rua, vai voltar de uma ladeira e você pode causar acidentes por imperícia. Não dê mole, não bobeie; a única maneira de dirigir com segurança é treinando esses comandos antes, em ruas calmas, tranquilas, no seu ritmo. "Ah, mas vai demorar mais ainda prá dirigir no trânsito de verdade!". Mas é melhor demorar um pouquinho mais e sair no trânsito seguro, com confiança, com domínio do carro do que se arriscar e arriscar a vida de outras pessoas por pressa ou pressão dos outros;
 
8. Quando estamos superando o medo de dirigir nunca olhamos e reconheceos os nossos avanços, o quanto já progredimos. Algumas pessoas se tornam cruéis consigo mesmas, verdadeiros carrascos. Como você quer acolhimento dos outros se você mesmo não se acolhe emocionalmente, se não se ampara, não se entende, não entende nem respeita suas próprias dificuldades? 

9. Condutores, enfrentar e vencer o medo de dirigir é possível e estou eu aqui para provar isso. Todos os moderadores da comunidade Aprendendo a Dirigir no orkut, no grupo do msn e no facebook são guerreiros que venceram o medo de dirigir, e isso é fundamental para o trabalho voluntário que fazemos: mostrar, pelo exemplo, que podemos vencer esse medo de dirigir. 

Uma coisa é um motorista que diz que nunca teve medo ou que teve menos medo que os outros ensinar a dirigir, outra coisa, é alguém que já passou por tudo, mas tudinho mesmo que vocês estão passando. Existe identificação, existe respeito, existe acolhimento, existe força, estímulos positivos, existe vontade de ajudar e de ver o outro progredir e vencer seus medos porque sabemos como é o processo, como é a resistência, como são as recaídas. Mas também sabemos o quanto é bom, valioso e sem preço vencer o medo de dirigir. 

1. Por mais difícil que esteja sendo, por mais incompreensão que você esteja tendo em relação às pessoas em quem mais confia e que esperava que ajudasse mais, não desista. 

2. Não se apoie nas muletas psicológicas quando você pode muito mais que isso.

3. Esteja disposto a aprender, a praticar, aos treinos em locais calmos, tranquilos.

4. Apoie-se, ajude-se, controle-se emocionalmente, tire a venda dos olhos e enxergue todas as possibilidades. 

5. Não coloque lente de aumento nas dificuldades; não se recolha no seu medo. Todo guerreiro, numa batalha, quando perde os 2 braços, as 2 pernas, luta com a cabeça, com o coração e com a coragem. 

Dentro de cada um de nós habitam o medo e a coragem. Vai ser maior, vai sobreviver, vai te dominar, aquele que você alimenta.

Força, meus guerreiros! Coragem prá enfrentar esse medo! E lembrem-se que a força, a coragem e o sucesso de um guerreiro está na proteção do escudo do outro guerreiro ao seu lado. 

Por favor, não desistam de vocês porque eu, uma pessoa que vocês nunca viram na vida, não vai desistir de cada um de vocês!



 
Topo