A dica
de hoje é para passar nas lombadas, pessoal.
Vejam
a foto abaixo:
Essa lombada da foto é uma coisa mais querida e
o macete para passá-la sem o carro chacoalhar, dar tranco ou morrer é o
seguinte:
1. Digamos que vc vem de 3ª
marcha a uns 50km/h: assim que avistar a sinalização de lombada à frente, pise
no freio, reduza a velocidade para uns 30 ou 35km/h, pise fundo na embreagem e
passe a 2ª marcha;
2. Passe pela lombada e
assim que as duas rodas da frente do seu carro tiverem passado por cima da parte
mais alta, comece a acelerar até um pouco mais de 40km/h e passe a
3ª;
3. Quando as duas rodas do
carro tiverem "cruzado", sobreposto ou passado para o outro lado da lombada vc
vai ter metade do seu carro para a frente da lombada e metade atrás. Acelerando
vc vai "puxar" a metade do carro que falta para a frente e siga de boa. Vejam a
outra foto:
Vejam na
foto que essa lombada aí de cima é diferente da outra, parece mais "lombada" que
a primeira, nem tão alta, mas um pouco mais larga. Nesse momento aí de cima na foto vc tem que acelerar um pouquinho, bem pouquinha
coisa, ou já tem que vir com uma aceleração (por volta de uns 30km) que faça as
2 rodas da frente passarem pela lombada naturalmente aproveitando o embalo.
Daí,
na descida das 2 rodas para frente vc aproveita o embalo e só acelera, passando
a 3ª marcha. Vejam o que NÃO fazer numa lombada na
foto abaixo:
Tem
motorista que passa todo torto numa lombada achando que está poupando o carro do
impacto, mas isto não é recomendável.
Segundo os especialistas do G1 e dos sites especializados em
carros e em dicas de direção defensiva, passar torto na lombada com uma roda de
cada vez é um vício de volante
que:
1. pode danificar as buchas de suspensão, dos amortecedores e
rolamentos
2. também pode causar a torção da carroceria e empenar o
monobloco.
O monobloco é a estrutura única que mantém o formato do carro e
sustenta a carroceria. É como entortar a estrutura do carro.