Anúncios Adsense para meu ID

Na fase de aprendizagem na auto escola todo mundo sabe que quem está sentado no banco do motorista é um aluno, tem letras garrafais escrito AUTOESCOLA atrás e do lado, mas muitos motoristas insistem em tratar o aluno como motorista, um igual, independente de ter ou não habilitação (sim, pode ser um aluno habilitado dirigindo carro de autoescola). 

O fato, condutores, é que bastou sentar no banco do motorista, mesmo que você não se sinta motorista, meu parabéns, você é um motorista e vai ser tratado assim no trânsito, pela maioria das pessoas que você conhece e pelos examinadores do DETRAN. 

Vejamos: cada falta rende pontos negativos na hora da avaliação. E o aluno de autoescola que está prestando o exame é avaliado com base em quê? nas mesmas leis de trânsito que os habilitados, tanto é que as infrações gravíssimas rendem eliminação sumária. No dia-a-dia do trânsito significaria quase R$ 200,00 de multa e 7 pontos na CNH. Sacaram?

Mas o que isso tem a ver com esquecer de dar seta?

Acontece que esquecer de dar seta é uma das faltas que mais reprova no exame, e como somos avaliados pelas mesmas leis aplicadas aos motoristas habilitados e experientes, não podemos esquecer do básico, do elementar, do óbvio: a nossa forma mais segura e preventiva de comunicação com os outros motoristas, que é a bendita da seta. 

As dicas para nunca mais esquecer de sinalizar cada manobra, são:

1. Não pense que esquecer de dar seta você perde pontos na prova, pense na sua segurança, pois no dia-a-dia, esse "esquecimento" pode custar caro, e não falo só de danos materiais, falo de outras sequelas. "Esquecer" de dar seta num cruzamento é o mesmo que potencializar um baita acidente; atropelar um pedestre; sentir a frente de um carro entrando pela traseira do seu carro e assim por diante;
 
2. Seta no trânsito é comunicação com os outros motoristas: dou seta porque preciso me comunicar, dizer prá onde vou já que não posso dirigir e botar a cabeça prá fora ao mesmo tempo e gritar: "ei, eu vou entrar aqui, tá?";

3. Quando sinalizamos no trânsito não é só para o motorista de trás ver, mas também:

- para se comunicar com o motorista que trafega na pista contrária

- se comunicar com os pedestres

- avisar que vai mudar de pista

- avisar que vai estacionar

- avisar que vai ultrapassar

- se comunicar, enfim

4. Pense assim: sempre que for parar de andar com o carro em inha reta, sinalize, o que significa que você vai entrar a direira ou esquerda, vai mudar de pista e até para entrar numa curva fechada dependendo do caso;

5. Faça assim: o volante vai virar? Já ergue o dedinho e encosta na seta que ela vira automatizamente com o volante;

6. "Ah, mas a curva ou desvio é curtinho", e daí? sinalizando, vc avisa o motorista de trás que vai desviar de um carro que aguarda na pista para fazer a conversão, que vai desviar de um buracão daqueles, de uma carrocinha de pipoca, enfim, de tudo que é obstáculo que tem na pista. 

Principalmente para quem vai fazer prova pense assim: "vou parar de andar em linha reta, então, devo avisar isso para o motorista que vem atrás prá ele reduzir e evitar um acidente".

No dia da prova como no trânsito do dia-a-dia temos de pensar na COMUNICAÇÃO com os outros motoristas e não com o examinador. 

O examinador é como qualquer pedestre no trânsito, com a diferença que tem uma canetinha na mão que pode atrasar o seu lado, mas o que ele quer ver é como você vai dirigir no dia-a-dia. Então mostre prá ele que sabe se comunicar com os outros motoristas e manda bala na seta. 

Comunicação é tudo na vida da gente. Ainda mais no trânsito.
Volante virando, dedinho acompanhando e ligando a seta.
Bons treinos, condutores!


 
Topo