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Condutores,
Essa é uma das postagens com solicitações de explicações que mais temos recebido no Grupo Aprendendo a Dirigir (Orkut, MSN, Facebook, Blog) e também em meu e-mail pessoal. Realmente, é uma das maiores dificuldades de quem está (re)começando a dirigir. 

Antes mesmo de começar as aulas na autoescola a pessoa já fica com aquele pensamento: "ai, caramba, acho que vou ter problema com a troca de marchas". Muitas vezes, a pessoa nem sabe dirigir e quando vê outro motorista trocando as marchas, pensa: "bem que todos os carros poderiam ser sem marchas". Há, inclusive, motoristas que acabam assumindo financiamentos enormes, fazendo das tripas coração para comprar um carro de câmbio automático ou automatizado só para não ter que trocar as marchas do carro (isso é assunto da próxima postagem). 

Mas eu garanto uma coisa prá vocês: passar as marchas não é tão complicado assim, basta que alguém ensine pacientemente para que servem as marchas do carro, a relação que cada uma das marchas tem com a velocidade ideal necessária e em quais situações aumentar ou reduzir a marcha. 

Também não vai adiantar a melhor dica do mundo, a melhor explicação do mundo se você apenas ler, decorar e achar que não vai errar mais quando estiver no trânsito. Isso não é aprendizagem, pessoal. Isso é preguiça e falta de vontade de pegar o carro e ir testar, de ir descobrir qual a resposta que o teu carro vai dar quando você estiver treinando, praticando. Dirigir se aprende dirigindo, mas não dá para assumir riscos desnecessários de causar acidentes por imperícia. 


PARA QUE SERVEM AS MARCHAS DO CARRO: 

As marchas do carro fazem parte do sistema de transmissão, umas engrenagens internas na caixa de câmbio que estão conectadas com a alavanca de marcas e as rodas do carro. Cada vez que colocamos o carro em movimento e aceleramos para ele ir mais rápido o motor vai enviar comando e força para as rodas. Imaginem vocês andando devagar, o que equivale a marcha lenta do carro. 

Agora imaginem que vocês vão "apertar o passo", ou seja, andar mais rápido, o que significa que nesse momento vocês estão mudando de marcha até aumentar essa marcha ao ponto de correr, que seria, por comparação, a marcha mais alta do carro. 

No carro é o sistema de embreagem que permite a troca de marchas, ou seja, permite que o motor se comunique com as rodas transmitindo a força e o giro ideal de acordo com a velocidade. Então vamos conhecer as marchas do carro e a relação que cada uma tem com a velocidade. 

CONHECENDO CADA MARCHA DO CARRO: 


Marcha baixa: a ré, a primeira, a segunda e a terceira. São as chamadas marchas pesadas, porque exigem menor velocidade e o carro fica mais pesado, mais fácil de manobrar, de entrar em curvas e exigem mais giros de volante.  

Marcha alta: a 4ª e 5ª marchas. São as chamadas marchas leves porque o motor tem mais giro, o carro pede mais velocidade, fica mais leve, mais difícil de manobrar (nas curvas, por exemplo) e exigem menos giros de volante. 

Vou explicar melhor: com o carro em velocidade baixa (portanto, marcha baixa e mais pesada) fica mais fácil de entrar numa curva e exige-se mais movimentos de volante para as manobras. Agora, com o carro em velocidade mais alta, portanto, com marchas mais leves, o carro fica mais leve, mais rápido, portanto, mais difícil de entrar numa curva, por este motivo é que na entrada de curvas diminui-se a velocidade e a marcha. 

Com o carro em marcha alta precisa-se de menos giro de volante por causa da velocidade. Ou seja, se vc fizer movimentos bruscos de volante o carro vai desestabilizar e até sair da pista.

Marcha ré: é a marcha mais forte do carro. Curioso, né? Mas é a marcha mais forte, para ser usada só em manobras de estacionamento.

1ª marcha: depois da marcha ré, é outra marcha mais forte do carro, usada somente para sair com o carro até 20km/h.

2ª marcha: outra marcha mais forte do carro, usada nas subidas de morros, ladeiras e aclives sem pavimentação (de barro, macadame, com pedriscos). Para velocidades de 20 a 40km/h. (marcha para ser usada em tráfego lento, engarrafamentos, congestionamentos, quando a fila começa a andar bem devagarinho).

3ª marcha: também é uma marcha forte, usada em baixas velocidades, geralmente para subir morros, ladeiras e aclives pavimentados com asfalto, paralelepípedo, bloquetes, etc...). de 40 a 50km/h (deixa o carro mais pesado e fácil de controlar, mas também mais lento em termos de desempenho) Rodar em velocidades maiores em 3ª marcha deixa o carro pesado, exige que pise mais forte no pedal de aceleração e gasta mais combustível.

4ª marcha: é uma marcha leve, o motor ganha mais giro, pede mais velocidade, o carro fica leve e difícil de fazer manobras rápidas. de 50 a 65km/h (marcha ideal para rodar nas cidades porque não deixa o carro gastão, a direção fica leve e confortável, anda-se na velocidade permitida da via e controla-se melhor o carro).

5ª marcha: geralmente é a marcha mais alta dos carros populares, principalmente com motor 1.0; é uma marcha leve, o carro pede mais velocidade e não permite certas manobras. de 65km/h em diante (marcha levíssima, carro pede mais velocidade, fica mais difícil de ser controlado em entrada de curvas). Prá ser sincera com vocês, eu nunca rodo de 5ª marcha na cidade, só se estiver numa via expressa e ainda assim olhe lá. 5ª marcha foi feita para rodovias, quando a velocidade é constante e os carros não estão muito próximos um do outro. 

Toda marcha tem uma faixa de velocidade ideal para que o carro rode nas condições ideais. Neste exemplo da relação entre marcha e velocidade vamos generalizar a partir dos carros populares, de motor 1.0. Mas, se vocês pegarem o manual do carro lá vai ter a velocidade certa para cada tipo de marcha indicada pelo fabricante, o que provavelmente não vai dar muita diferença desses valores. 


 
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