Anúncios Adsense para meu ID

Bom dia, condutores!

A postagem de hoje é para refletirmos sobre uma coisa muito séria: nada substitui a autoescola! Autoescolas podem ser empresas, mas as legislações de trânsito no nosso país e aquelas do Conselho Nacional de Trânsito deixam muito claro e cobram o compromisso pedagógico dos CFC's. É na autoescola que você aprende a dirigir com um instrutor credenciado pelo Detran. É na autoescola que aprendemos a dirigir sem vícios, conhecendo primeiro a legislação e as placas para que saibamos dirigir com responsabilidade, conhecimento e consciência. É na autoescola, com carros com pedais de duplo comando que evitamos acidentesdurante a aprendizagem. 

Quando você sai para as aulas o instrutor é obrigado a ter a sua identificação funcional de instrutor de direção e a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), que é a autorização do Detran para que o aluno, que até então é uma pessoa não habilitada, aprenda a dirigir. Na autoescola aprendemos noções de mecânica básica, de primeiros socorros, de direção noturna, na chuva e em todas as condições adversas.

Aprender a dirigir tem que ser na autoescola e com instrutor de trânsito! Não se aprende a dirigir com pai, com mãe, com amigos, com vizinhos e outras pessoas porque eles não tem o preparo pedagógico necessário, não são habilitados pelas autoridades de trânsito do nosso país para isso! Muitos motoristas que dirige a mais tempo aprenderam antes do novo CTB, ensinam vícios e outras manhas condenáveis sem a menor noção de cidadania e respeito no trânsito. Aprenderam numa época em que as leis de trânsito eram outras, a tecnologia dos carros eram outras, o trânsito era outro: havia menos carros nas ruas, menos estresse, menos acidentes.

COMPROMISSO DO BLOG APRENDENDO A DIRIGIR

O Blog Aprendendo a Dirigir não apóia nem incentiva que se aprenda a dirigir sozinho! O Blog Aprendendo a Dirigir não é feito para quem quer queimar etapas da sua formação como condutor sem passar pela autoescola.

O Blog Aprendendo a Dirigir existe para apoiar, ajudar, tornar a aprendizagem menos complicada e mais significativa. É feito para alunos de autoescola que já tem noções de direção, que estão aprendendo e dirigindo com o instrutor do lado. É feito para quem vai fazer a prova de direção, para quem jhá é habilitado há anos e não dirige. É escrito com a alma de uma condutora responsável, ética, por uma educadora de trânsito que acredita nas pessoas, que acredita que com acolhimento emocional, aprendizagem significativa e direção defensiva pode-se diminuir os acidentes por imperícia!

As dicas de treinos, as explicações simples que procuram fazer entender que dirigir é algo rotineiro e comum são para pessoas em processo de habilitação e já habilitadas para que possamos evitar acidentes por imperícia, para ajudar a formar cidadãos para o trânsito. Não incentivamos pegar o carro e ir aprender sem antes passar pela autoescola.

Os CFC's/autoescolas são nossos parceiros: é certo que falta melhorar muita coisa e quem acompanha o blog sabe que minha luta é pela melhoria da parte pedagógica, pela aprendizagem significativa e pelo fim do adestramento do futuro motorista. Mas acima de tudo somos parceiros dos profissionais que ensinam a dirigir.

Dirigir é coisa séria! Por isso minha preocupação em acolher o futuro motorista, orientá-lo à escolha da melhor autoescola, em orientar os alunos a levar aos diretores gerais e diretores de ensino os problemas com seus instrutor, com a sua autoescola. Procuro criar um amplo espaço de debates, de cidadania, de educação para o trânsito que reuna alunos, instrutores, diretores gerais, diretores de ensino, examinadores de trânsito, autoridades do Detran e demais profissionais e sociedade organizada em torno do tema!

Se você vai aprender a dirigir escolha a melhor autoescola: pesquise preços, pesquise sobre a qualidade das relações dos instrutores com os alunos, pesquise se a autoescola não está envolvida em escândalos de fraudes e vendas de CNH, pesquise tudo, se informe. Pesquise no Procon, nas páginas dos Tribunais de Justiça de seus estados e vejam se a autoescola que vão escolher ou escolheram já tem alguma sentença ou condenação por atos ilícitos que vão contra a ética na aprendizagem de dirigir. Mas nunca abram mão da autoescola.

Nosso trabalho aqui com o Blog é voluntário, é de apoio emocional e pedagógico, mas nada substitui a autoescola!

Temos problemas, mas temos profissionais exemplares nas autoescolas desde a moça da recepção até toda a equipe. Tem gente que dá o sangue pela profissão de instrutor, tem gente que tem muito orgulho de ser instrutor de trânsito, de ser diretor de autoescola e são esses que nos dão a esperança de que tudo melhore.

Vamos aprender com ética e responsabilidade, condutores!

Pesquise, se informe, escolha a melhor autoescola e boas aulas!

Mas lembrando que estaremos sempre por aqui, firmes e fortes para ajudar no que for preciso. Acolhimento emocional, aprendizagem significativa e direção defensiva sempre como código de conduta que orienta todas as nossas práticas. Contem sempre com o Blog Aprendendo a Dirigir: ajudando a formar cidadãos para o trânsito!


 
Topo