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Pessoal, cuidado com as armadilhas nos postos de gasolina!
Conheço pessoas que se deram mal numa simples checagem do nível de água e óleo. Eu mesma já me ferrei. Lá vão algumas dicas:

1. Completar o nível da agua no radiador: sempre estejam atentos e acompanhem o trabalho do frentista. Se completar até a boca quando vc ligar o motor e começar a andar a água vai borbulhar, a água fervendo vai fazer pressão e estourar a tampa. Imaginem o que a água fervendo vai fazer nas mangueiras de gasolina do seu carro, nos sensores, na junta do cabeçote.... o preju pode sair um motor novo e isso é caro, viu!

2. Completar o nível de óleo: sempre acompanhem, vejam, confiram em casa com o carro em piso plano. O nível de óleo tem que estar entre o mínimo e o máximo (no meio). Cabe, em geral, 4 litros e meio de óleo dentro do reservatório do motor. PONHA SEMPRE A MESMA MARCA DE ÓLEO. Não mistura óleo mineral com sintético. Uma vez o frentista empurrrou prá minha vizinha 1 litro de óleo, transbordou no motor e ficou no meio da estrada com o prejuízo que não deu pouco.

3. Nunca complete óleo de freio: óleo de freio quando baixa é porque tá vazando, e se vazou tem que procurar o furo na mangueira ou em outro componente. Leve no mecânico e TROQUE TODO O ÓLEO. Minha amiga deixou completar no posto e ficou sem freio numa descida de morro.

4. Não troque óleo no posto: um colega trocou óleo no posto e espanaram o parafuso do cárter. Ficou óleo vazando pela rodovia, o cara voltou no posto e amassaram o coletor do cano de escape tentando consertar. Na mecânica foi preciso tirar o bujão do carter fora  e mandar no torneiro para soldar um parafuso novo. Só troque óleo NA OFICINA MECÂNICA e troque o filtro óleo junto senão não adianta óleo novo e filtro sujo.


 
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