Anúncios Adsense para meu ID

Condutores, que o trânsito de hoje em dia não está fácil não é novidade, mas considerando que nós é que fazemos o trânsito e toda mudança é questão de comportamento, isso significa que se nós não respondermos às provocações do outro motorista ele seguirá em frente até achar outro que entre na dele. O trânsito de hoje em dia está bem diferente: há mais caros na rua, a frota não pára de crescer, há mais congestionamentos, a vida anda corrida e as pessoas estão cada vez mais estressadas. Temos que ver que uma pessoa que briga no trânsito, que discute é aquela que nunca te viu na vida. Naquele momento você é o foco dela e se tirar o foco dessa pessoa ela não vai ter com quem brigar ou discutir.  

A FALSA SENSAÇÃO DE ESTAR ATRAPALHANDO O TRÂNSITO NA FASE DE APRENDIZAGEM 

Todo aluno de autoescola ou motorista recém-habilitado tem aquela falsa sensação de que está atrapalhando o trânsito. Tende a pensar que o mundo inteiro dirige melhordo que ele e que vai fazer besteira. Talvez esse sentimento seja em função da falta de prática, mas se o aluno treinar bastante os fundamentos básicos do ato de dirigir para ter melhore controle do carro e de seus comportamentos no trânsito esses problemas e essa sensação diminuem. Dirigir não é só andar com o carro em movimento, em alta velocidade. Dirigir é mais do que isso: dirigir também é saber entrar e sair de uma vaga e para isso previsa treino antes de ir tentar nas ruas de verdade. Dirigir também é saber parar o carro sem causar acidentes num engarrafamento ou numa ladeira e para isso precisa treino. Todo motorista trata o outro como experiente no trânsito, tanto é que nenhum motorista pensa que o outro é inexperiente e por isso pára bem coladinho atrás de um recém-habilitado. Ele jamais vai pensar que vc está atrapalhando ou que é inexperiente, isso vive na cabeça do aluno ou do motorista com a PPD.  

COMO EVITAR BRIGAS NO TRÂNSITO 

1. Brigar e discutir no trânsito é como jogar tênis: precisa de duas pessoas. Não dê bola, ignore, ouça a música no carro ou olhe para a frente que o agressor fica lá falando sozinho até cansar; logo ele vai embora e procura outro que aceite a provocação e entre na dele; 

2. Pense que o problema não é seu, é do outro e ele que se vire com o problema dele. A raiva é dele, a provocação é dele, não sua; 

3. Quando uma pessoa ou um motorista te agride com palavras você, uma pessoa que o cara nunca viu na vida, é o foco dele. O cara não te conhece, nunca te viu, não sabe quem você é, mas só está esperando uma aceitação sua, um gesto, um movimento, um olhar, um sorriso de deboche, qualquer coisa para te detonar e lançar em cima de você toda a raiva dele com a vida naquele momento; 

4. Tire o foco do agressor e ele ficará perdido, sem chão, sem ter com quem brigar; 

5. Não faça gestos, não buzine demoradamente, não faça aquele gesto com o dedo e muito menos dê sorriso de deboche, pois isso é o que o agressor espera que você faça e sem perceber nesse momento ele estará te controlando, te tornando previsível e vai ser correspondido. 

Você vai ser a marionete emocional dele e ele vai te usar para agredir, te deixar mal, nervoso, tirar o seu foco. Nunca se sabe quem é o doido à beira de um ataque de fúria que esta atrás do volante do outro carro! 

Se você errou e acabou deixando de dar seta ou fechou o outro motorista, se tiver oportunidade peça desculpas, mas não fique se alongado muito. 

Se o cara aceitar as suas desculpas tudo bem, se não aceitar é problema dele e não seu. Às vezes o cara que está nervoso e está te provocando no trânsito já veio de cuca cheia, brigou com a mulher em casa, com o chefe no trabalho, foi demitido, recebeu uma notícia ruim ou qualquer coisa do tipo. 

Tudo bem que é ruim que ele desconte numa pessoa que nunca viu, mas existem pessoas assim e elas vão continuar tendo esse tipo de reação. Então, esteja preparado para desviar o foco. A raiva do outro é do outro e não sua! Ele que se vire com a raiva dele! Aquele problema, aquele xingamento, aquele gesto, com certeza era para outra pessoa, mas você é o foco naquele momento, então não provoque, não responda, não entre na dele. 

Violência, por menor que seja, gera violência e isso pode terminar em agressões físicas, acidentes e até morte. 

Vamos exercer a nossa cidadania e a nossa ética no trânsito, pessoal! Principalmente com motoristas nervosos. 

Pensa assim: tá com pressa? Pode ir! Ceda a vez, ceda a preferência e deixa o doidinho ir embora com a sua raiva!
 
Topo